Tempo, interação,
organização
Ana Cristina Wille de
Sousa
Creio que dois conceitos
importantes para o aluno de educação à distância sejam a gestão do tempo e a
interação. O estudo à distância traz à tona a necessidade de se repensar a
questão das relações pessoais no ensino e em como elas influenciam o
aprendizado. Neste momento estamos sozinhos, cada um em seu computador, não
estamos nos vendo nem ouvindo. Será que esta relativa distância nos fará
aprender de forma diferente? A companhia dos colegas e
a presença do professor nos cursos presenciais é um estímulo mesmo para aqueles
que não puderam terminar as leituras, mas que têm opiniões que se fazem
realidade na interação pessoal. Já a questão do tempo, sempre curto para tudo o que temos
(ou queremos) realizar nas exíguas 24 horas existentes é também um fator complicador. Todos somos múltiplos,
cheios de exigências inadiáveis, nunca estamos livres. Como gerenciar tudo e
ainda assumir mais uma tarefa – e uma tarefa exigente, com prazos e leituras,
com reflexões a serem feitas, por sua própria natureza demandando... tempo para
refletir! Sem reflexão não há autonomia, “autonomia para ser autor de seus
aprendizados”. Disciplina e organização
são essenciais no ensino à distância, pois como diz Moran (2003) “O aluno
desorganizado vai deixando passar o tempo adequado para cada atividade,
discussão, produção e pode sentir dificuldade em acompanhar o ritmo de um
curso.”