AUDIODESCRIÇÃO
A audiodescrição é um recurso de mediação
linguística que transforma o visual em verbal, isto é, transforma imagens em
palavras, sendo utilizado como recurso para pessoas com dificuldades visuais
acentuadas, levando à ativação da memória visual, e promovendo possibilidades
de acesso a informação, cultura e levando os alunos a participarem ativamente de
tarefas escolares. De acordo com
Motta (2008), a “audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que
as pessoas com deficiência visual possam assistir e entender melhor filmes,
peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas e
outros, ouvindo o que pode ser visto.” Alem disso, “a audiodescrição transforma
o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à
informação, contribuindo para a inclusão social, cultural e escolar.” Motta ressalta
ainda que “esse recurso amplia também o entendimento de pessoas com deficiência
intelectual, idosos e com dislexia.”
Os benefícios
do uso da audiodescriçao são evidentes, promovendo o acesso de pessoas com baixa
visão e cegueira a filmes, peças de teatro e programas televisivos. Contudo, na
maioria dos sites e blogs indicados para pesquisa, o foco é em atividades culturais
e recreativas. E a escola, como pode contribuir e se beneficiar da audiodescrição?
“Na escola,
o próprio professor pode descrever o universo imagético presente em sala de
aula como ilustrações nos livros didáticos e livros de história, gráficos,
mapas, vídeos, fotografias, experimentos científicos, desenhos, peças de
teatro, passeios, feiras de ciências, visitas culturais, dentre outros, sem
precisar de equipamentos para tal, mas ciente da importância de verbalizar
aquilo que é visual, o que certamente irá contribuir para a aprendizagem de
todos os alunos. Todos se beneficiam com o recurso, tanto aqueles que escutam
como aqueles que fazem a audiodescrição, pois além do senso de observação, há
uma ampliação do repertório e fluência verbais. O uso da audiodescrição na
escola permite a equiparação de oportunidades, o acesso ao mundo das imagens e
a eliminação de barreiras comunicacionais.” Lívia Maria Villela de Mello Motta,
em http://www.faders.rs.gov.br/servicos/27/672
Com foco no ensino de Língua Estrangeira,
proponho então a adaptação de uma atividade bastante comum nas aulas de inglês,
que é o uso do gênero textual HQ adaptado para audiodescrição. Para
não alongar muito o assunto sugiro visita aos sites http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2013/11/tirinhas-de-jornais-como-recurso-pedagogico.,
e http://hqparadvler.blogspot.com.br/http:/, com informações detalhadas sobre a audiodescriçao de HQs e atividades. Recomendo
também o http://aeeblogdadri.blogspot.com.br/,
que explicou muito melhor do que eu o uso de HQs em sala de aula.
AUDIODESCRIÇÃO
Tira cômica, sem título, com personagens brasileiros
da Turma da Monica, de Mauricio de Sousa.
Descrição: Tirinha
em preto e branco, com 3 quadros, falas dos personagens em balões em inglês.
Q1 –
Magali, menina de aproximadamente 7 anos, cabelos pretos e vestido
curto, se encontra ao lado de um grande bolo de aniversário, confeitado, sobre
uma mesa. Magali está sorrindo e aparenta grande felicidade. Ela exclama “WOW!”
Q2 - De dentro do bolo, saem dois meninos
e uma menina (Monica, Cascão e Cebolinha), de braços abertos, sorrindo e
cantando “Happy birthday to you”. Magali, em frente à mesa do bolo, parece
muito espantada.
Q3 –
Magali começa a chorar, muito triste, enquanto Monica e os meninos a observam,
espantados e decepcionados. Em prantos, Magali diz: “Waa, you ruined my cake!!”
Após
a descrição da tirinha, são propostos exercícios de caracterização textual, de compreensão
geral, e de compreensão linguística.
1- This
text is: ( ) a comic strip ( ) a file (
) a letter ( ) a newspaper article
2- Responda em Português:
a) Onde geralmente encontramos textos deste
tipo? -
b) Qual é o principal propósito deste gênero de
texto? -
3- Escreva a qual quadrinho estas ações se
referem:
( ) Maggie
is crying. ( )
Maggie
sees a cake. ( ) The
children are singing.
( ) Maggie
is surprised. ( ) Maggie
is sad. ( ) Maggie
is happy.
4- Por que você acha que Maggie está chorando no
último quadrinho?
