domingo, 8 de dezembro de 2013

AUDIODESCRIÇÃO NA ESCOLA



AUDIODESCRIÇÃO
A audiodescrição é um recurso de mediação linguística que transforma o visual em verbal, isto é, transforma imagens em palavras, sendo utilizado como recurso para pessoas com dificuldades visuais acentuadas, levando à ativação da memória visual, e promovendo possibilidades de acesso a informação, cultura e levando os alunos a participarem ativamente de tarefas escolares. De acordo com Motta (2008), a “audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual possam assistir e entender melhor filmes, peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas e outros, ouvindo o que pode ser visto.” Alem disso, “a audiodescrição transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão social, cultural e escolar.” Motta ressalta ainda que “esse recurso amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e com dislexia.”
Os benefícios do uso da audiodescriçao são evidentes, promovendo o acesso de pessoas com baixa visão e cegueira a filmes, peças de teatro e programas televisivos. Contudo, na maioria dos sites e blogs indicados para pesquisa, o foco é em atividades culturais e recreativas. E a escola, como pode contribuir e se beneficiar da audiodescrição?
“Na escola, o próprio professor pode descrever o universo imagético presente em sala de aula como ilustrações nos livros didáticos e livros de história, gráficos, mapas, vídeos, fotografias, experimentos científicos, desenhos, peças de teatro, passeios, feiras de ciências, visitas culturais, dentre outros, sem precisar de equipamentos para tal, mas ciente da importância de verbalizar aquilo que é visual, o que certamente irá contribuir para a aprendizagem de todos os alunos. Todos se beneficiam com o recurso, tanto aqueles que escutam como aqueles que fazem a audiodescrição, pois além do senso de observação, há uma ampliação do repertório e fluência verbais. O uso da audiodescrição na escola permite a equiparação de oportunidades, o acesso ao mundo das imagens e a eliminação de barreiras comunicacionais.” Lívia Maria Villela de Mello Motta, em http://www.faders.rs.gov.br/servicos/27/672
Com foco no ensino de Língua Estrangeira, proponho então a adaptação de uma atividade bastante comum nas aulas de inglês, que é o uso do gênero textual HQ adaptado para audiodescrição.  Para não alongar muito o assunto sugiro visita aos sites http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2013/11/tirinhas-de-jornais-como-recurso-pedagogico., e http://hqparadvler.blogspot.com.br/http:/, com informações detalhadas sobre a audiodescriçao de HQs e atividades. Recomendo também o http://aeeblogdadri.blogspot.com.br/, que explicou muito melhor do que eu o uso de HQs em sala de aula.
 AUDIODESCRIÇÃO

Tira cômica, sem título, com personagens brasileiros da Turma da Monica, de Mauricio de Sousa.
Descrição: Tirinha em preto e branco, com 3 quadros, falas dos personagens em balões em inglês.
Q1 – Magali, menina de aproximadamente 7 anos, cabelos pretos e vestido curto, se encontra ao lado de um grande bolo de aniversário, confeitado, sobre uma mesa. Magali está sorrindo e aparenta grande felicidade.  Ela exclama “WOW!”
Q2  - De dentro do bolo,  saem dois meninos e uma menina (Monica, Cascão e Cebolinha), de braços abertos, sorrindo e cantando “Happy birthday to you”. Magali, em frente à mesa do bolo, parece muito espantada.
Q3 – Magali começa a chorar, muito triste, enquanto Monica e os meninos a observam, espantados e decepcionados. Em prantos, Magali diz: “Waa, you ruined my cake!!”
Após a descrição da tirinha, são propostos exercícios de caracterização textual, de compreensão geral, e de compreensão linguística.

1- This text is: (   ) a comic strip         (   ) a file         (   ) a letter       (   ) a newspaper article
2- Responda em Português:
a)      Onde geralmente encontramos textos deste tipo? -
b)      Qual é o principal propósito deste gênero de texto? -
 3- Escreva a qual quadrinho estas ações se referem:
(     ) Maggie is crying.           (     ) Maggie sees a cake.       (     ) The children are singing.
(     ) Maggie is surprised.      (     ) Maggie is sad.                 (     ) Maggie is happy.
 4- Por que você acha que Maggie está chorando no último quadrinho?