domingo, 11 de agosto de 2013

O PAPEL DO PROFESSOR DE AEE



O professor de AEE tem um papel fundamental no processo educacional dos alunos com necessidades educativas especiais, formando uma “ponte”, uma ligação entre este e a escola inclusiva. Este papel de ligação deve ser compreendido em vários níveis. O professor de AEE é a ligação entre o aluno atendido na sala de recursos e sua aprendizagem, assim como é a ligação entre o aluno com necessidades educacionais especiais e seus professores regulares. O professor de AEE também faz de maneira mais intensa a ligação entre a escola e a família do aluno atendido, já que tem maior conhecimento das necessidades de ambos os lados envolvidos. O professor de AEE é aquele que reconhece as necessidades e habilidades do aluno atendido na SRM, propondo recursos específicos e estratégias de aprendizagem de acordo com as necessidades individuais de cada um.
O estudo de caso é de importância fundamental para o trabalho do professor de AEE. É a partir dele que serão feitas as reflexões e os planejamentos individuais para os alunos atendidos. Suas informações envolvem não apenas os detalhes das necessidades apresentadas, mas também indicações de cursos de ação educativa a serem tomados pelos professores, tanto de AEE quanto os da sala de aula regular. Serve também como fonte de informações para os outros profissionais da escola envolvidos com a educação dos alunos com necessidades educacionais especiais, podendo ser utilizado na tomada de decisões quanto a estratégias e formas de avaliação dos alunos atendidos, sem se deixar levar pela falta de objetividade ou pela tendência a subestimar estes alunos.
O estudo de caso bem fundamentado é imprescindível para o bom andamento das atividades educativas dos alunos atendidos pelo AEE, já que é a partir dele que serão planejadas e efetivadas as intervenções necessárias para cada aluno. As informações devem ser coletadas a partir de entrevistas com a família e os professores do aluno, assim como o próprio aluno. O profissional de AEE também deve observar aluno em vários momentos para avaliar suas atitudes e seu comportamento frente à escola e à sua própria deficiência. Cabe ao professor de AEE, com base no estudo de caso, traçar objetivos, estudar estratégias e técnicas, selecionar ou preparar os recursos assistivos de acordo com cada aluno, sem perder de vista os objetivos principais de inclusão, aprendizagem e socialização do aluno atendido.