O professor
de AEE tem um papel fundamental no processo educacional dos alunos com
necessidades educativas especiais, formando uma “ponte”, uma ligação entre este
e a escola inclusiva. Este papel de ligação deve ser compreendido em vários níveis.
O professor de AEE é a ligação entre o aluno atendido na sala de recursos e sua
aprendizagem, assim como é a ligação entre o aluno com necessidades
educacionais especiais e seus professores regulares. O professor de AEE também faz
de maneira mais intensa a ligação entre a escola e a família do aluno atendido,
já que tem maior conhecimento das necessidades de ambos os lados envolvidos. O professor
de AEE é aquele que reconhece as
necessidades e habilidades do aluno atendido na SRM, propondo recursos
específicos e estratégias de aprendizagem de acordo com as necessidades
individuais de cada um.
O estudo
de caso é de importância fundamental para o trabalho do professor de AEE. É a
partir dele que serão feitas as reflexões e os planejamentos individuais para
os alunos atendidos. Suas informações envolvem não apenas os detalhes das necessidades
apresentadas, mas também indicações de cursos de ação educativa a serem tomados
pelos professores, tanto de AEE quanto os da sala de aula regular. Serve também
como fonte de informações para os outros profissionais da escola envolvidos com
a educação dos alunos com necessidades educacionais especiais, podendo ser
utilizado na tomada de decisões quanto a estratégias e formas de avaliação dos
alunos atendidos, sem se deixar levar pela falta de objetividade ou pela tendência
a subestimar estes alunos.
O estudo
de caso bem fundamentado é imprescindível para o bom andamento das atividades
educativas dos alunos atendidos pelo AEE, já que é a partir dele que serão planejadas
e efetivadas as intervenções necessárias para cada aluno. As informações devem
ser coletadas a partir de entrevistas com a família e os professores do aluno,
assim como o próprio aluno. O profissional de AEE também deve observar aluno em
vários momentos para avaliar suas atitudes e seu comportamento frente à escola
e à sua própria deficiência. Cabe ao professor de AEE, com base no estudo de
caso, traçar objetivos, estudar estratégias e técnicas, selecionar ou preparar
os recursos assistivos de acordo com cada aluno, sem perder de vista os objetivos
principais de inclusão, aprendizagem e socialização do aluno atendido.