quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tempo, interação, organização



Tempo, interação, organização
Ana Cristina Wille de Sousa
Rio de Janeiro – 30 de abril de 2013

Creio que dois conceitos importantes para o aluno de educação à distância sejam a gestão do tempo e a interação. O estudo à distância traz à tona a necessidade de se repensar a questão das relações pessoais no ensino e em como elas influenciam o aprendizado. Neste momento estamos sozinhos, cada um em seu computador, não estamos nos vendo nem ouvindo. Será que esta relativa distância nos fará aprender de forma diferente?  A companhia dos colegas e a presença do professor nos cursos presenciais é um estímulo mesmo para aqueles que não puderam terminar as leituras, mas que têm opiniões que se fazem realidade na interação pessoal.  Já a questão do tempo, sempre curto para tudo o que temos (ou queremos) realizar nas exíguas 24 horas existentes é também um fator complicador. Todos somos múltiplos, cheios de exigências inadiáveis, nunca estamos livres. Como gerenciar tudo e ainda assumir mais uma tarefa – e uma tarefa exigente, com prazos e leituras, com reflexões a serem feitas, por sua própria natureza demandando... tempo para refletir! Sem reflexão não há autonomia, “autonomia para ser autor de seus aprendizados”.  Disciplina e organização são essenciais no ensino à distância, pois como diz Moran (2003) “O aluno desorganizado vai deixando passar o tempo adequado para cada atividade, discussão, produção e pode sentir dificuldade em acompanhar o ritmo de um curso.”



2 comentários:

  1. Olá,
    E lá vamos nós em nossa caminhada. Apesar de à distância, não me sinto distante de meus colegas de curso, me sinto mais como uma missivista de séculos passados e isso tem muito charme.
    Marcia

    ResponderExcluir