sábado, 26 de outubro de 2013


 Jogos para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual

 A criança com deficiência intelectual tem dificuldade em focalizar sua atenção para a resolução de problemas, além de apresentar dificuldades no uso da memória de curto prazo.
Como forma de superar essas dificuldades, o professor de AEE deve utilizar estratégias cognitivas para manter a informação na memória a curto prazo, como, por exemplo, utilizar diferentes jogos de memória.

Pedindo ao aluno que repita mentalmente o que observou, podemos melhorar a capacidade de usar a estratégia cognitiva conhecida como repetição interna, estratégia essencial para a resolução de problemas. O jogo a seguir se destina a estimular a memoria de curto prazo, a atençao e a percepção visual, prestando-se também a atividades de linguagem.





ATENÇÃO, ATENÇÃO!
Estimula:
Atenção, percepção e discriminação visual, memória visual, vocabulário, velocidade de raciocínio,concentração


Descrição:
Uma folha de cartolina ou cartão grosso, contendo  imagens recortados de revistas em quadrinhos e coladas em diferentes posições; cartelinhas com as mesmas figuras, recortadas de outra revista igual; cartões com palavras correspondentes às imagens.

Exploração:
-Colocar o tabuleiro sobre a mesa e distribuir as cartelinhas entre os participantes. Ao sinal de início, cada jogador deverá colocar sua cartela em cima da figura igual no tabuleiro. Quem conseguir colocar primeiro todas as suas figuras vence o jogo.
-A criança coloca o cartão com a palavras correspondente sobre cada figura. ganha quem conseguir encontrar maior quantidade de correspondências .
-Dar cinco fichas, ou marcadores para cada participante (poderão ser tampinhas coloridas) e colocar todas as cartelinhas dentro de um saquinho. Uma criança sorteia uma cartelinha, mostrando-as aos outros jogadores por aproximadamente 5 segundos. Em seguida, esconde-se a cartela, virando-a de face para baixo e as crianças deverão, o mais rapidamente possível colocar suas fichas no tabuleiro, sobre as figuras correspondentes ao desenho visto na cartelinha. Depois, outra criança fará o sorteio. O primeiro que conseguir colocar todas as cinco fichas sobre os desenhos vence o jogo.
-As crianças observam as figuras durante um minuto; depois, cada criança à sua vez pede que os colegas encontrem uma figurinha com determinadas características para ver quem acha primeiro.


Referência:
MAFRA, S. R. C.  O lúdico e o desenvolvimento da criança com Deficiência Intelectual.
       Secretaria de Estado da Educação/Superintendência da Educação/ Diretoria de Políticas e Programas Educacionais/ Programa de Desenvolvimento Educacional,  2008.  Disponível em: https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=233a9d0a35&view=att&th=141bc04ac88100bc&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_hmt376jo0&safe=1&zw&saduie=AG9B_P8z1oSH0--yCBnXC_lZD4QY&sadet=1382213857332&sads=3etLCXDUz648sbY_pGX0R38-Ba4&sadssc=1



Um comentário:

  1. A forma lúdica é fundamental para uma aprendizagem efetiva.
    A ideia de trabalhar a memória em curto prazo foi excelente!
    Parabéns!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir