quinta-feira, 24 de abril de 2014

SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA



A surdocegueira é uma deficiência específica na qual o indivíduo apresenta ao mesmo tempo perda da audição e da visão. É considerado surdocego a pessoa que apresenta as duas limitações, independentemente do grau da perda auditiva e visual. A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida e não é considerada deficiência múltipla.
Já a deficiência múltipla se caracteriza quando uma pessoa apresenta mais de uma deficiência. De acordo com a definição legal (Lei 7.853, de 24 de outubro de 1989), é “a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (intelectual / visual / auditiva / física), com comprometimentos que acarretam consequências no seu desenvolvimento global e na sua capacidade adaptativa.”
As pessoas com deficiência múltipla apresentam características específicas, individuais e particulares, e não apresentam necessariamente os mesmos tipos de deficiência. Podem apresentar comprometimentos no campo cognitivo, associados a comprometimentos no domínio motor ou no domínio sensorial, cegueira e deficiência mental; deficiência auditiva e deficiência mental; deficiência auditiva e autismo e outros.
O termo surdocegueira, adotado para se referir a pessoas com perdas visuais e auditivas concomitantes em graus diferentes, pode ser usado para pessoas que apresentam diferentes graus de limitações:
·      Surdocego total;
·      Surdocego com perdas leves, tanto auditivas quanto visuais.
·      Surdocego com surdez profunda associada com resíduo visual;
·      Surdocego com surdez moderada com resíduo visual;
·      Surdocego com surdez moderada ou leve com cegueira;
A surdocegueira pode ser congênita (quando a pessoa já nasce com a dupla deficiência), ou adquirida, quando a perda de sentidos se dá com o passar do tempo. Esta última pode ser classificada em pré linguística (perda antes da aquisição da linguagem) e pós-linguística (perda após a aquisição da linguagem).
As necessidades básicas de pessoas com surdocegueira e DMU estão relacionadas à comunicação, interação social e mobilidade, podendo levá-las a ter reações de isolamento ou de hiperatividade. O estabelecimento dessas necessidades básicas exige atendimento especializado, com estimulação especifica e individual, podendo necessitar mediação em determinados casos.
A falta ou as dificuldades de comunicação tanto na surdocegueira quanto na deficiência múltipla fazem com que a abordagem educacional deva ser pensada a partir de estratégias planejadas de forma sistemática, nas quais a comunicação seja a prioridade. O estabelecimento de rotinas claras e organizadas de maneira multissensorial é fundamental para garantir o aproveitamento de todos os sentidos através de atividades significativas e funcionais.
Algumas estratégias e recursos que podem ser utilizados para facilitar e ampliar a aquisição da comunicação, especialmente a nível simbólico, são:
*Calendários:  instrumentos que favorecem o desenvolvimento da noção de tempo e ajudam a compreender a rotina.
*Objetos de Referência: São objetos que têm significados especiais, tendo a função de substituir a palavra.
*Caixa de Antecipação:  permite conhecer os primeiros objetos de referência que anteciparão as atividades.
*Libras Tátil: língua de sinais utilizada pelas pessoas surdas adaptada ao tato.
*Datilologia ou Alfabeto Digital: escrever as letras de forma maiúscula na palma da mão.

Bibliografia:
BRASIL-Ministério da Educação. Fascículo V. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Surdocegueira e Deficiência Múltipla, 2010
IKONOMIDIS, Vula Maria. Deficiência Múltipla Sensorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário